Voltar para lista de Cursos

Curso 186PPSP

Programa de Proficiência em Terapia Cognitiva Comportamental

Competência e Habilidades Terapêuticas e de Supervisão

CTC Veda - Edifício Paulista Boulevard Al. Santos, 211 – Paraíso – São Paulo-SP

15/02/2018 — 07/12/2019

Um programa intensivo de 720 horas para apenas 7 (sete) profissionais especialista que pretendem obter a certificação internacional. Em 2018 o CTC Veda de São Paulo abre sua a 8a. turma do Programa de Proficiencia em Terapia Cognitiva. O curso tem o credenciamento do MEC.

Proporcionar aprimoramento e atualização em psicoterapia na abordagem cognitiva comportamental, rompendo o paradigma de que a proficiência inicial, adquirida com a formação acadêmica e cursos de especialização é o que basta para a atuação competente dos profissionais.

CTC Veda, com o objetivo de propiciar atualização e treinamento intensivo aos Psicólogos e Psiquiatras que possuem especialidade em terapia cognitiva comportamental e terapias cognitivas, cria o Programa de Proficiência em Terapia Cognitiva Comportamental. Essa iniciativa do CTC Veda, pioneira no pais, consiste em um treinamento de todas as técnicas atuais para intervenção psicoterápica e métodos de eficiência em supervisões clínicas. O programa proporciona subsídios culturais e técnicos que permitam o aprimoramento profissional e, paralelamente, habilidades para assumirem a função de supervisores ou treinadores de novos especialistas, alem de proficientes na prática clínica.


O objetivo do programa é proporcionar aprimoramento e atualização em psicoterapia na abordagem cognitiva, bem como treinamento intensivo em competencias e habilidades terapêuticas e de supervisão clinica.

0BJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Capacitar os participantes para uma atuação qualificada, de acordo com os parâmetros vigentes para a área do curso;
  2. Promover o aperfeiçoamento do desempenho profissional através da oportunidade de acesso aos novos conhecimentos teóricos e ênfase nas práticas específicas;
  3. Criar condições para um estudo aprofundado da Terapia Cognitiva Comportamental em seus aspectos conceituais, epistemológicos, metodológicos e prático-profissionais;
  4. Estimular nos participantes uma visão abrangente criando condições para o aprofundamento da discussão a respeito da relação entre a Terapia Cognitiva comportamental, prática clínica científica e a psicologia cognitiva, fundamentos desta prática;
  5. Fortalecer a pesquisa de processos básicos e de procedimentos de intervenção cognitiva em nosso país, através da produção do conhecimento científico;
  6. Contribuir para capacitar profissionais a enfrentarem de forma crítica, competente e criativa os problemas propostos para o terapeuta cognitivo;
  7. Formar pesquisadores e docentes qualificados para difundir, multiplicar e produzir este conhecimento;
  8. Contribuir para o desenvolvimento teórico-conceitual da Terapia Cognitiva Comportamental;
  9. Viabilizar a atualização do terapeuta cognitivocomportamental para a proficiência profisisonal.

FORMA DE INGRESSO NO PROGRAMA:

O ingresso ocorre a partir da inscrição no programa através do preenchimento do formulário eletrônico, disponível no link do site do CTC Veda. Neste formulário, o candidato deverá informar os dados pessoais e acadêmicos, que irão para análise junto à documentação requerida.
No processo de análise, o candidato será submetido a entrevista individual com a coordenação do projeto.
O candidato deverá enviar através do correio os documentos exigidos no formulário citado acima e aguardar o contato do CTC Veda.
Os candidatos aprovados no processo seletivo serão comunicados via e-mail e por telefone. 
Para o ano de 2018 – 2019 serão abertas 07 vagas.

PROCESSO SELETIVO

Inscrição até 20/12/2017
Entrevista individual por telefone
Análise de curriculo

INÍCIO PARA A REALIZAÇÃO DO PROGRAMA

O profissional que tiver sua matrícula confirmada será informado sobre a data e horário de início do programa por email.

No primeiro dia de curso,  o profissional será informado sobre o primeiro tutor responsável que estará associado.

ORGANIZAÇÃO ACADEMICA, FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA

 

As vagas do programa são limitadas e reservadas aos profissionais que tenham o máximo de interesse na atualização de seus conhecimentos.

O investimento financeiro total para realização do programa será informado anualmente, no inicio do programa e será dividido em 24 parcelas.

  1. O custo do programa poderá ser pago à vista, mediante um desconto de 10% no valor total – O valor a ser pago poderá ser dividido em duas vezes (À vista e 30 dias, mediante boleto bancário);
  2. Desconto de 20% para ex-alunos da instituição CTC Veda;
  3. Sócios da FBTC terão descontos 10% de descontos nas mensalidades

Observação: Os descontos propostos em cada item são excludentes.

ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO PROGRAMA:

O programa de Proficiência está estruturado em atividades semanais que abordarão tanto aspectos teóricos quanto práticos, com a finalidade de desenvolver sólida base teórica sobre Terapia Cognitiva Comportamental. O participante fará atividades assistidas pelo tutor e acompanhará o grupo supervisionado pelo mesmo. As práticas supervisionadas terão como objetivo acompanhar a evolução dos alunos supervisionados pelos seus tutores, em seu processo de aprendizado na condução de casos na abordagem cognitiva. As supervisões ocorrerão como parte integrante de um dos cursos oferecidos pelo CTC Veda. Acompanhado pelo tutor, o tutorando deverá observar o desenvolvimento do aluno na condução dos processos terapêuticos supervisionados, identificar as estratégias de formulação de caso, técnicas de intervenção, plano de tratamento e resolução de dificuldades atuais. Deverá também observar e avaliar a condução e a dinâmica da supervisão, observando cuidadosamente a postura, manejo e a forma de resolução de problemas adotados pelo tutor.

O programa engloba também a leitura de textos para reflexão, compilação de artigos científicos e capítulos de livros, supervisão das supervisões e discussão de casos clínicos. Este aspecto do programa visa treinar o participante a aprender a adquirir informações novas, comparar pontos de vistas pessoais, conquistando assim sua autonomia no processo de aprendizagem, de forma a construir habilidades e competências necesárias para a prática clínica adequada e, principalmente, para atividades de docência e supervisão clínica.

Todos os tutores e tutorados deverão participar, anualmente, de eventos científicos, congressos, simpósios ou workshops relacionados à área com apresentação de trabalhos na forma de pôsteres ou de comunicação em mesas e/ou apresentar comprovante de artigo enviado, aceito ou publicado em anais do congresso ou em revistas indexadas, bem como apresentar artigos para publicação em revistas online ou site do CTC Veda.

CERTIFICADO CONFERIDO

Proficiência em Terapia Cognitiva Comportamental 

CRONOGRAMA

As datas agendadas para este curso são:

Ano 2018

  • 15, 16 e 17/02/2018
  • 15, 16 e 17/03/2018
  • 12, 13 e 14/04/2018
  • 17, 18 e 19/05/2018
  • 14, 15 e 16/06/2018
  • 16, 17 e 18/08/2018
  • 13, 14 e 15/09/2018
  • 18, 19 e 20/10/2018
  • 08, 09 e 10/11/2018
  • 06, 07 e 08/12/2018

Ano 2019

  • 14, 15 e 16/02/2019
  • 14, 15 e 16/03/2019
  • 18, 19 e 20/04/2019
  • 16, 17 e 18/05/2019
  • 13, 14 e 15/06/2019
  • 08, 09 e 10/08/2019
  • 12, 13 e 14/09/2019
  • 03 04 e 05/10/2019
  • 07, 08 e 09/11/2019
  • 05, 06 e 07/12/2019

HORÁRIO

  • quinta-feria: das 18:30 hs às 22hs
  • sexta-feria e sábado: das 8hs às 18 horas

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE APROVEITAMENTO DO PAX

O sistema de avaliação adotado para o programa de Proficiência é em "processo", semestralmente e na forma individual a medida que avançam as atividades propostas estudos e estarão expostos no Manual do aluno da proficiência:

  1. Textos para reflexão:
  2. Compilação de artigos, capítulos de livros e textos
  3. Workshops
  4. Participação
  5. Avaliação comandada pelo próprio participante
  6. Avaliação comandada pelo tutor do participante

Média final: A nota final será feita pela média aritmética do conjunto de todas as unidades de estudo.

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

CTC Veda incentiva e auxilia na produção, supervisão e tradução dos textos e vídeos aos participantes que, após a conclusão do programa, increver-se no programa de certificação da Academy of Cognitive Therapy. A certificação junto a Academy of Cognitive Therapy é um processo voluntário em que os participantes serão avaliados diante das normas e padrões que terão reconhecimento formal de suas habilidades e competências para o exercício da Terapia Cognitiva.

CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EM TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

Receberá o certificado de conclusão do programa de Proficiência em Terapia Cognitiva Comportamental, emitido pelo CTC Veda – Centro de Terapia Cognitiva Veda, o participante que obtiver média final igual ou superior a 8,0 (Oito). Os certificados serão emitidos para cada participante que deverá retirado na secretaria do CTC Veda

CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EM TERAPIA COGNITIVA PELO DGERT

Receberá o certificado opcional pelo Departamento Geral de ensino e relações de Trabalho, valido em todo territorio da União Europeia, os alunos que optarem por este certificado, mediante valor e contrato adicional.

SISTEMA DE COTAS

A coordenação do CTC Veda reserva o direito de selecionar 10% das vagas oferecidas para alunos provenientes de projetos comunitários e sociais ou de formação acadêmica anterior por sistema de cota, mediante solicitação dos mesmos

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Solicitamos ao candidato que necessite de atendimento diferenciado que identifique-se aos coordenadores de curso ou a coordenação geral no ato da inscrição, para providenciarmos as adequações necessárias no material didático e acesso ao local do evento.

Ficha

Duração

720 horas

Público Alvo

Psicólogos e psiquiatras com especialização em Terapia Cognitiva Comportamental (TC ou TCC) em instituições reconhecidas.

Arquivos anexados
Investimento
Inscrições
R$ 100,00
Mensalidades
24 X R$ 1.400,00
Associados da FBTC
24 X R$ 1.260,00
Ex-alunos e professores do CTC Veda
24 X R$ 1.120,00

Descontos de 20% nas mensalidades para ex-alunos e professores do CTC Veda, e de 10% nas mensalidades para associados da FBTC