Voltar para lista de Workshops & Eventos

Terapia cognitivo comportamental e neuropsicologia cognitiva: integrações possíveis

CTC Veda - São Paulo

04/10/2019 — 05/10/2019

Apresentar as contribuições da avaliação neuropsicológica na terapia cognitivo-comportamental (TCC), integrando o conhecimentos sobre a cognição nas etapas de formulação de caso, definição de metas e construção e condução do plano terapêutico.

Objetivo

Apresentar as contribuições da avaliação neuropsicológica na terapia cognitivo-comportamental (TCC), integrando o conhecimentos sobre a cognição nas etapas de formulação de caso, definição de metas e construção e condução do plano terapêutico.

Justificativa

A neuropsicologia cognitiva estuda o processamento da informação envolvida no comportamento. Deste modo, a avaliação neuropsicológica cognitiva têm contribuído para a compreensão dos prejuízos cognitivos e comportamentais presentes em quadros como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), esquizofrenia, depressão e ansiedade. Tais prejuízos têm impacto significativo na funcionalidade do indivíduo, os quais são queixa frequente nos casos encaminhados para terapia cognitivo-comportamental. Assim, além das alterações cognitivas constituírem metas terapêuticas, estão presentes enquanto fatores de vulnerabilidade para a formação de crenças e, por vezes, enquanto obstáculos no curso do tratamento. No entanto, tendo em vista a escassez de literatura e formação sobre a integração entre ambas as áreas, este curso foi idealizado.

Datas e Horários

04/10/2019 – Sexta-feira – das 19h às 22h

05/10.2019 – Sábado – das 8h às 18h

Local

Alameda Santos, 211

Paraiso – São Paulo/SP

Fone: 11 2503-9835 e 3284-4115

Professores

Bruna Tonietti Trevisan
Psicóloga. Mestre e Doutora, com pós-doutorado, em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental na infância e adolescência pelo Centro de Terapia Cognitiva Veda (CTC Veda) e pelo DGERT. Professora e supervisora da pós-graduação em neuropsicologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professora da especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do CTC Veda. Pesquisadora do Grupo de Neuropsicologia Infantil da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
 
Larissa Botelho Gaça
Doutora e Mestre em Ciências (Universidade Federal de São Paulo)
Pesquisadora voluntária do grupo de Unidade e Pesquisa do Tratamento das Epilepsias (Neurologia/ UNIFESP)
Professora convidada, supervisora clínica e de trabalho de conclusão de cursos do CTC Veda
 
Arthur de Almeida Berberian
Psicólogo. Mestre em Avaliação Psicológica. Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Possui proficiência em Terapia Cognitiva pelo Centro de Terapia Cognitiva Veda (CTC Veda). Professor da especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do CTC Veda. Professor de pós graduação em Neuropsicologia do IPOG, INCURSOS e do HC-FMUSP.
 
Raphael Suwwan
Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro. Especialista em Terapia Cognitiva (CTC-VEDA), Neuropsicologia e Mestrado em Psiquiatria e Psicologia médica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Atualmente é colaborador em pesquisa na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA-UNIFESP), professor do Centro Terapia Cognitiva VEDA e atua em consultório com psicoterapia cognitivo-comportamental.

Investimento

R$ 700,00

Alunos do CTC Veda: 600 reais

Canais de atendimento

CTC Veda se coloca à disposição para auxiliá-lo com quaisquer dúvidas por meio dos canais abaixo: 

 

Matriz – São Paulo/SP: 

E-mails: faleconosco@ctcveda.com.br / orientacaoeducacional@ctcveda.com.br
 
Telefone: (11) 2503-9835

Endereço do evento

Alameda Santos, 211 - cito 911

Ficha

Duração

14 horas

Público Alvo

Psicólogos, Psiquiatras e alunos de graduação