Voltar para lista de Cursos

Curso 2116EDBT

Especialização em Terapia Comportamental Dialética

Especialização em DBT

CTC Veda - São Paulo

12/03/2021 — 03/12/2022

São 500 horas de instruções e treinamento por especialistas sobre a teoria e prática nas ferramentas de DBT que o podem ajudar a transformar os resultados na terapia com seus pacientes

O curso tem o credenciamento do MEC (válido em todo território nacional) e credenciamento opcional pelo DGERT (válido em países da União européia).

A especialização em Terapia Comportamental Dialética (DBT) é um programa que forma especialistas sobre uma prática terapêutica essencial. Foi concebido para aqueles que desejam aprender DBT em um nível intensivo, e para aqueles que desejam implementar melhor o modelo de tratamento na sua prática clínica por meio de conteúdos científicos rigorosos, formação aplicada, exercícios, discussões, jogos de papéis e atividades supervisionadas.

A DBT é um  tratamento "de ponta" para o distúrbio de personalidade da Desregulação emocional e para outras enfermidades psíquicas graves que causa sofrimento intenso e tornou-se reconhecido como uma das terapias mais desejáveis tanto pelos clínicos como pelos pacientes porque é de fácil aplicação por profissionais bem treinados e proporcionar a generalização dos princípios da DBT em todas as áreas de vida.

OBJETIVOS:

Aprender a teoria biossocial da DBT, os seus fundamentos teóricos e os princípios de tratamento.

Aprender a formular caso em DBT

Criar e implementar planos de tratamento eficazes em DBT para pacientes com base numa formulação de caso.

Implementar estratégias de DBT incluindo validação, avaliação de problemas e análise de soluções, dialética, estratégias estruturais e motivacionais.

Aplicar as competências dos módulos de competências da DBT: Mindfulness; Eficácia Interpessoal; Regulação Emocional; e Tolerância ao mal estar.

Planejar e executar uma Equipe de Consulta em DBT e utilizar técnicas DBT para melhorar constantemente o funcionamento da equipe.

Programação

  • Aceitacão (Principios e Procedimentos)
  • Atendimento Clínico Supervisioado
  • Avaliação
  • Comportamentalismo
  • Construção de um plano geral de crises
  • Dialética
  • Didática
  • Estatistica
  • Estratégias Centrais – Solução de Problemas
  • Estratégias Centrais – Validação
  • Estrategias de Mudanças
  • Estratégias Dialéticas
  • Estrategias Estilisticas
  • Estrégias para lidar com crises
  • Formulação de caso em DBT
  • Grupo de consultoria
  • Hierarquia de alvos primários
  • Hierarquia de alvos secundários
  • Intervenção em crises dissociativas
  • Introducão em DBT
  • Metodologia
  • Modelo Biosocial
  • Plano de tratamento em DBT
  • Supervisão de caso clínico
  • Tarefa (GH)
  • Tratamento em DBT
  • Treinamento de habiidades em grupo
  • Workshop clínico

* A programaçao completa deste curso bem como, todas as ementas, estão registradas como propriedade intelectual da DBT Brasil.

CORPO DOCENTE

As aulas serão ministradas por profissionais com títulos de Doutor/Mestre e Especialista, nas diversas áreas do programa, com notória e reconhecida vivência profissional. A DBT Brasil e o CTC Veda conta ainda com uma equipe de 40 profissionais de sólida formação como colaboradores.

O corpo de docentes está sendo convidado e assim que completado será disponivel abaixo.

Professores já confirmados:

Brisa Burgos Dias – Psicóloga clínica, Mestra em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) e Doutoranda pelo programada de Pós Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Formada pela Universidade de Fortaleza, Pós graduada (UNICHRISTUS) e Proficiente em Terapia Cognitivo-Comportamental (CTC-VEDA). Realizou treinamento intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Marsha Linehan Institute – BTech). Atualmente é professora de cursos de pós graduação e atua nos seguintes temas: Saúde Mental, Abordagem Cognitiva Comportamental (TCC), Terapia Comportamental Dialética (DBT), transtornos da personalidade e do humor, desregulação emocional e avaliação e mensuração de dor crônica. Apresenta capacitação em psicologia hospitalar

Caroline GonzalezCRP: 05/45428. Psicóloga Clínica. Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética pela BTech/The Linehan Institute; Formação em Terapia Cognitivo-comportamental (CPAF-RJ); Especialista em TCC da Infância e Adolescência pelo Beck Institute; Psicóloga do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Santa Casa do Rio de Janeiro.

Diego dos Santos Alano: Psicólogo pela universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS, tem formação em DBT pelo B.Tech/Linehan Institute, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental – InTCC e é mentor e Trainer in training do treinamento Intensivo em DBT, no Brasil. CRP 07/18954

Débora Finkler Teles: Psicóloga (UFRGS), com Residência em Saúde Mental (HCPA) e especialização em Terapias Cognitivo-comportamentais (InTCC) e treinamento intensivo em DBT (Behavioral Tech/EUA), DBT Radicalmente Aberta (Radically Open/EUA – em andamento). Atuou junto ao Programa de Transtornos da Personalidade da McGill University (Canadá), na clínica para o tratamento do transtorno borderline, e no Departamento de Pesquisa do Centro de Proteção Juvenil de Montreal (Canadá), em intervenção com habilidades de DBT para mães com desregulação emocional. Realizou treinamento na clínica de DBT do sistema de saúde publica de Alberta (Canadá). Atua como psicoterapeuta, supervisora clínica e treinadora de habilidades de DBT para pacientes e profissionais.

Diego Souza: Psicólogo (CRP 16/2801). Mestre em Psicologia Social e do Desenvolvimento pela UFES, com Formação Complementar em Terapia por Contingências de Reforçamento e Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (em andamento).

Êdela Nicoletti: Psicologa Clínica – CRP 06/25082- 0. Especialista em Terapia Cognitiva; Mentor e tutor do Programa de Proficiência em Terapia Cognitiva; Treinamento em Ensino e Supervisão pelo Beck Institute; Diretora do Centro de Terapia Cognitiva Veda; Professora Honorária da Equipe Formadora do Instituto Nora Cavaco de Portugal; Certificação em TEPT pelo Beck Institute; Formação em DBT (Intensive Training) pela Behavioral Tech/The Linehan Institute. É Especialista Certificada pela FBTC e DGERT. Sócia diretora e fundadora da DBT Brasil.

Eduardo Martinho Junior: Médico Psiquiatra – CRM: 124928. É Fellow Researcher em Psiquiatria pela Harvard Medical School, no Hospital McLean, Fellow researcher da Wright State University, EUA, Médico colaborador do Ambulatório Integrado (Pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline e outros). Médico pesquisador do Laboratório de Investigação Médica de Neuroimagem em psiquiatria (LIM/21) da FMUSP. Médico preceptor da residência médica do Instituto de Psiquiatria da USP, sendo um dos responsáveis pelo ensino de Psiquiatria aos médicos residentes de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Médico preceptor do internato médico do Instituto de Psiquiatria da USP, sendo um dos responsáveis pelo ensino de psiquiatria aos alunos do 5º ano da Faculdade de Medicina da USP. Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Residência médica em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPqHCFMUSP).

Erica Panzani Duran: Psicóloga Clinica – CRP: 06/96796. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo e em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdades Integradas de Taquara e pelo Programa Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atua como Docente no Curso de Especialização e Aprimoramento na área de Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental, pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia Cognitiva Processual.

Esequias Caetano A. Neto: Psicólogo Clínico – CRP: 04/ 35023.  Tem especialização em Terapia Comportamental (ITCR/Campinas, SP), Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética e Treinamento em Fundamentos das Terapias de Exposição (Behavioral Tech/ Seattle, WA), Treinamento Intensivo em Ativação Comportamental para Depressão (IACC SUL/Curitiba, PR) e Formação em ACT e FAP (Instituto Continuum/ Londrina, PR). Cursa especialização em Neurociências e Comportamento (PUCRS/RS, Porto Alegre, RS) e formação em Psicoterapia Baseada em Evidências (InPBE/ São Paulo, SP). É sócio na Ello: Núcleo de Psicologia e Ciências do Comportamento, onde realiza Atendimento  Clínico e provê Supervisão Profissional para Terapeutas Comportamentais. Faz parte do Programa de Formação de Treinadores em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/ Seattle, WA). É fundador e diretor geral do Portal Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento e já organizou dois livros de Terapia Comportamental. É professor em diversos cursos de especialização e de formação em Terapia Comportamental e Cognitivo Comportamental em todo o país.

Fellipe Augusto de Lima Souza – Psicólogo Clínico, CRP:  06/138263 Mestrando em Fisiopatologia Experimental pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador da Equipe de DBT do Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – AMBULIM IPq HC FMUSP.  Treinamento intensivo em DBT pelo Behavioral Tech, Seattle-EUA e com diversas formações em DBT, entre elas: DBT para o Transtorno de Estresse Pos-traumático com o Martin Bohus, PhD (Alemanhã), DBT para Adolescentes com a Jill Rathus, PhD (Seattle), DBT para Transtornos Alimentares com Múltiplos Diagnósticos com Lucene Wisniewski  (Ohio) e Family Connections (McClean Hospital – Harvard ). Revisor técnico do livro “Programa DBT para o Comer Emocional e Compulsivo” desenvolvido na Universidade de Stanford.

Mariana DiasCRP: 05/41980. Psicóloga clínica. Sócia fundadora da Aprimorar Psicologia. Responsável pelo Programa de Grupos de Treino de Habilidades da DBT para crianças no serviço de psiquiatria da Santa Casa RJ.  Supervisora clínica pela Aprimorar No atendimento a crianças, em DBT. Professora “convidada” da Pós graduação em Terapia cognitiva comportamental da PUC-RJ.

Marseylle Louise Assis Brasil – CRP: 05/44540.  Psicóloga Clinica formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Terapeuta Cognitivo-Comportamental certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Especilista em Terapias Contextuais (CEFI) e em Gestão empresarial (FGV). Sócia diretora do Instituto Inlazo. Possui Treinamento intensivo em Terapia Comportamental Dialética e Treinamento em DBT Skills pela Behavioral Tech – The Marsha Linehan Institute. É Pesquisadora do Núcleo de Disfunções Sexuais  (IPUB/UFRJ). Possui Formação em Transtornos Alimentares e Obesidade pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB/UFRJ).

Monique Vardi-Pinheiro – Psicóloga Clínica, licenciada como psicoterapeuta no Brasil e nos Estados Unidos. Trabalhou por 6 anos no Departamento de Psiquiatria Comunitária do Hospital Johns Hopkins e como 3 anos como avaliadora psiquiátrica no pronto socorro do mesmo Hospital. Foi psicóloga Clínica no Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e completou o Treinamento em Terapia Comportamental Dialética pelo The Linehan Institute/Behavioral Tech. Hoje atua com psicóloga em consultório particular na clínica HMC em Manaus – AM, coordena o Núcleo PlenaMente e é sócio fundadora da DBT Amazônia

Pablo Gagliesi - Médico formado pela Universidade Católica de Córdoba (UCC), especialista em Psiquiatria pela Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA).  Formado em psicoterapia Psicanalítica, Sistémica, EMDR e Cognitivo-Comportamental. Ex docente de pós graduação da Universidade de Buenos. Docente e supervisor das residências de Saúde Mental da cidade de Buenos Aires. Ex membro da Comissão Diretiva da Associação Argentina de Terapia Cognitiva e  membro da Associação de Psiquiatras Argentinos. Docente e supervisor das Formações de Terapias Cognitivo-Comportamentais  Contemporâneas, Terapias de Terceira Geração;  e fundamentalmente de Terapia Dialético Comportamental (DBT) na Fundação Foro, e dos programas de pós graduação das universidades de Luján, Palermo e Favaloro. Tem um extenso relacionamento com Behavioral Tech e é ex Visiting Scholar en la Universidad de Washington/BRTC, Seattle. É treinador de DBT para Behavioral Tech, a organização de divulgação de DBT da Dra. Marsha  Linehan.   É o primeiro treinador oficial na língua espanhola de DBT para Behavioral Tech.   Desde 2014 tem organizado e oferecido numerosos treinamentos em espanhol de DBT na  América Latina.  Em 2018, junto al Lic. Juan Pablo Boggiano, editou e publicou o livro el libro: “Terapia Dialéctico Contuctual”, com o prefácio da Dra. Linehan. Atualmente é o Coordenador do programa de psicoterapia  e psiquiatra de Terapia Dialética Comportamental  (DBT) na Fundación Foro para la Salud Mental.

Thyale Brizolara – Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2014). Pós-graduada pela Residência Multiprofissional Integrada, com ênfase em Saúde Mental pela Universidade Federal da Bahia. Formação em Terapia Comportamental Dialética pelo Institute Behavioral tech. Áreas de interesse: Pesquisa, Saúde Mental e Psicologia Clínica.

Vinicius Dornelles Psicólogo (PUCRS), 1º Treinador de Terapia Comportamental Dialética (DBT) nativo de língua portuguesa internacionalmente reconhecido do mundo (Behavioral Tech/EUA), Mestrado em Psicologia (PUCRS), na área de concentração de Cognição Humana, com Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (The Linehan Institute/EUA Behavioral Tech/EUA). Formação em Terapia Dialéctico Conductual (Universidade de Lujan/ARG), Formação em Terapias Baseadas em Evidências para o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB)  (Fundación Foro/ARG). Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais (Wainer Psicologia Cognitiva). Sócio-diretor da DBT Brasil. Coordenador local do Dialectical Behavior Therapy: Intensive Training Brazil

Datas Previstas

Obs: Por determinação do MEC, até o final de 2021 nossas aulas serão realizadas exclusivamente na modalidade online, com o objetivo de preservar a saúde e segurança de todos.

Ano 2021

  • 12 e 13/03/2021
  • 09 e 10/04/2021
  • 14 e 15/05/2021
  • 11 e 12/06/2021
  • 13 e 14/08/2021
  • 10 e 11/09/2021
  • 15 e 16/10/2021
  • 05 e 06/11/2021
  • 03 e 04/12/2021

Ano 2022

  • 11 e 12/02/2022
  • 11 e 12/03/2022
  • 08 e 09/04/2022
  • 13 e 14/05/2022
  • 10 e 11/06/2022
  • 05 e 06/08/2022
  • 02 e 03/09/2022
  • 07 e 08/10/2022
  • 04 e 05/11/2022
  • 02 e 03/12/2022

COORDENAÇÃO TÉCNICA - DBT Brasil

Vinicius Guimaraes Dornelles

Êdela Aparecida Nicoletti

COORDENAÇÃO TÉCNICA - CTC Veda

Geral: Êdela Nicoletti


Científica: Ana Rosa Silveira Cavalcanti


Cursos: Marcela Lima Vieira

Administrativo: Carolina Bernardo

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Carta de intenção apresentando as motivações que o/a levaram a eleger essa especialização;
  • Currículo Completo;
  • Cópia xerox do diploma;
  • Cópia xerox do RG, CPF;
  • Cópia xerox do CRP ou CRM
  • 2 fotos 3×4
  • Fazer seu cadastro de inscrição no site do CTC Veda: http://www.ctcveda.com.br

 

Obs: os documentos acima deverão ser digitalizados e anexados digitalmente direto no sistema ao longo do processo de inscrição do aluno. 

CERTIFICADO CONFERIDO

Especialização em Terapia Comportamental Dialética

INÍCIO

 Março de 2021.

Obs: O curso é na modalidade presencial. Caso não haja liberação das autoridades governamentais de saúde pública devido à pandemia pela Covid 19, o curso terá inicio na modalidade online até que esteja totalmente seguro para as aulas presenciais. 

INVESTIMENTO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

  • Inscrição: R$ 100,00
  • Matricula: R$ 600,00
  • Mensalidades (para inscrições e matriculas realizadas no dia 27/11/2020 a 30/11/2020), terão 20% de desconto e o valor do curso será de 24 parcelas de R$ 1.040,00
  • Mensalidades (para inscrições e matriculas até 30/12/2020), terão 15% de desconto e o valor do curso será de 24 parcelas de R$ 1.105,00
  • Mensalidades (para inscrições e matriculas até 30/01/2021), terão 10% de desconto e o valor do curso será de 24 parcelas de R$ 1.170,00
  • Mensalidades (para inscrições e matriculas após 30/01/2021), será de 24 parcelas de R$ 1.300,00
  • Mensalidades Ex-alunos CTC Veda (para inscrições e matriculas até 31/12/2020), terão 15% de desconto e o valor do curso será de 24 parcelas de R$ 1.105,00

INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE ESTUDO DEVEM SER REALIZADAS ATÉ 01/02/2021.

* Os candidatos a Bolsa farão avaliação de conhecimentos específicos básicos, em data divulgada posteriormente.

** A bolsa da DBT Brasil/CTC Veda é baseada em critérios socioeconômicos, destinada às pessoas de baixa de renda;

*** As mensalidades poderão sofrer ajustes anualmente, conforme variação da IGPM/FGV ou por qualquer outro índice que venha a substituí-lo. Os reajustes, se houverem, serão comunicados com 45 dias de antecedência conforme previsto em lei.

O aluno interessado em participar do processo seletivo de bolsa de estudos deve manifestar seu interesse por meio do endereço orientacaoeducacional@ctcveda.com.br e secretaria.edu@ctcveda.com.br.

Desta maneira, o setor responsável encaminhará as informações necessárias sobre o processo. 

OBSEm caso de desistência da participação com inscrição e matrícula pagas, o aluno terá direito a 80% de reembolso da matrícula, desde que a desistência e solicitação de reembolso sejam comunicados até 30 dias antes do início do curso. 

SISTEMA DE COTAS

A coordenação da DBT Brasil e do CTC Veda reservam o direito de selecionar 10% das vagas oferecidas para alunos provenientes de projetos comunitários e sociais ou de formação acadêmica anterior por sistema de cota, mediante solicitação dos mesmos e avaliação dos documentos pelo setor administrativo e cientifico do CTC Veda.

Os alunos que se encaixam neste perfil e estejam interessados, favor entrar em contato pelo email: orientacaoeducacional@ctcveda.com.br

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Solicitamos ao candidato que necessite de atendimento diferenciado que identifique-se à nossa equipe no ato da inscrição, para providenciarmos as adequações necessárias no material didático e acesso ao local do evento.

Os alunos podem entrar em contato conosco pelos e-mails:

  • Orientação Educacional: orientacaoeducacional@ctcveda.com.br/secretaria.edu@ctcveda.com.br
  • Fale Conosco – faleconosco@ctcveda.com.br

CANAIS DE ATENDIMENTO

A DBT Brasil e o CTC Veda (matriz de São Paulo/SP) se colocam à disposição para auxiliá-lo no que for necessário por meio dos canais de comunicação abaixo: 

Matriz – São Paulo/SP: 

E-mails Matriz (São Paulo): 

  • Administrativo: administrativo@ctcveda.com.br / secretaria.edu@ctcveda.com.br
  • Orientação Educacional: orientacaoeducacional@ctcveda.com.br / secretaria.edu@ctcveda.com.br
  • Fale Conosco – faleconosco@ctcveda.com.br

Telefones: 

(11) 94000-8148 – Suporte educacional 

(11) 94753-0372 – Suporte administrativo 

 

Ficha

Carga Horária
Módulo Teórico
144 horas
Módulo complementar
16 horas
Módulo de Produção Científica
55 horas
Módulo Prático
285 horas

Total: 500 horas

Duração

500 horas uma vez por mês Sexta-feira: 08 às 18 horas Sábado: 08 às 18 horas

Público Alvo

Psicólogos e Psiquiatras

Investimento
Black Friday até 30/11/2020 - mensalidades
24 parcelas de R$ 1.040,00
inscrições e matriculas até 30/12/2020
24 parcelas de R$ 1.105,00
inscrições e matriculas até 30/01/2021
24 parcelas de R$ 1.170,00
inscrições e matriculas após 30/01/2021
24 parcelas de R$ 1.300,00
Ex- alunos CTC Veda - inscrições e matriculas até 31/12/2020
24 parcelas de R$ 1.105,00
Inscrição
R$ 100,00
Matrícula
R$ 600,00