Voltar para lista de Workshops & Eventos

Psicologia e Reprodução Assistida

CTC Veda - São Paulo - SP

03/10/2020, 08:00 às 18:00

Este workshop abordará os diversos tipos de tratamentos, os conflitos mais frequentes e o papel do psicoterapeuta nesse processo.

Justificativa

O diagnóstico de infertilidade, gera uma interrupção no projeto de vida do casal gerando uma série de comprometimentos emocionais que necessitam ser avaliados e tratados em suas especificidades.

Apesar da esperança que a medicina reprodutivae sua tecnologia oferece, os tratamentos não deixam de ser um caminho difícil de percorrer. 

Este workshop abordará os diversos tipos de tratamentos, os conflitos mais frequentes e o papel do psicoterapeuta nesse processo.

O conhecimento das etapas dos diversos tratamentos bem como formas de lidar com os sentimentos causadores de ansiedade, promove um aumento dos recursos pessoais, diminuindo as ansiedades comuns nas diversas fases.

O objetivo dos profissionais de saúde mental que trabalham com RA, é ajudar aos indivíduos e parceiros a aprender como enfrentar as mudanças físicas e emocionais associadas à infertilidade,  assim como também enfrentar os tratamentos médicos que podem ser dolorosos e invasivos. 

Para alguns o pacientes o enfoque pode ser em como manejar a resposta do casal, para outros, pode ser como escolher o tratamento mais adequado ou como começar a explorar outras opções de construção familiar. 

Para outros, será importante aprender, como controlar o stress, a ansiedade, ou a depressão. 

Ao ensinar ao paciente, estratégias na resolução de problemas dentro de um ambiente de apoio, o profissional de saúde mental ajuda a pessoa a enfrentar os sentimentos de pena, dor, medo e outras emoções; para que desta forma possam encontrar caminhos para lidar com a infertilidade. 

Um terapeuta com conhecimentos e reprodução assistida pode ajudá-los a organizar sentimentos, a reforçar habilidades de adaptação já adquiridas, assim como desenvolver novas habilidades e comunicar-se com os outros de uma forma mais clara. 

A crise existencial provocada pela infertilidade pode transformar-se numa oportunidade para fortalecer a vida e o crescimento pessoal. 

Objetivo

Conhecer os aspectos psicológicos e médicos, aumenta o autocontrole e favorece uma reflexão sobre essa experiência, produzindo geralmente uma diminuição dos conflitos internos e interpessoais.

O objetivo dos profissionais de saúde mental que trabalham com RA, é ajudar aos indivíduos e parceiros a aprender como enfrentar as mudanças físicas e emocionais associadas à infertilidade,  assim como também enfrentar os tratamentos médicos que podem ser dolorosos e invasivos. 

Programação

  • Definições de Infertilidade e os diversos tipos de tratamentos em RA.
  • Fases do tratamento e suas implicações emocionais.
  • Doadores de gametas X receptores de gametas
  • Útero de substituição 
  • Transferência de um ou mais embriões
  • Preservação da fertilidade X câncer
  • Homoparentalidade.
  • Adoção 
  • Repercussões emocionais da Infertilidade nos casais
  • O papel das religiões na RA.
  • Psicoterapia individual X grupo.
  • Psicoeducação: Quem encaminha o paciente ao psicólogo?  Como funcionam as clinicas de RA?  O trabalho em equipe.

 

Palestrante

LILIANA SEGER JACOB

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista, Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Coordenadora da Psicologia do PROAMITI – Programa do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Fac. Medicina de São Paulo IPq-HC-FMUSP.  Especialista em Psicologia Clinica e em Psicologia Hospitalar pelo CRP 06. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental. Experiência na área de Psicologia e docência. Áreas de atuação; transtornos do Impulso – Transtorno Explosivo Intermitente, psicologia e reprodução assistida / infertilidade, psicologia aplicada a odontologia em abordagem multidisciplinar, terapia de casais e terapia individual.

Investimento

R$ 650,00

R$ 600,00 para alunos e ex-alunos do CTC Veda

- Em caso de desistencia da participacão no workshop, não haverá devolução  das parcelas investidas.

CTC Veda reserva-se no direito de não ministrar os cursos caso não haja o número mínimo de alunos necessários à sua viabilidade, sendo que o aluno será ressarcido de sua inscrição ou dos valores pagos. O cancelamento ou mudança de data será informado com até 7 dias úteis que antecedam o prazo inicial do curso.

COORDENAÇÃO LOCAL

  • Coordenação Geral: Êdela Nicoletti
  • Coordenação Cientifica: Ana Rosa S. Cavalcanti
  • Coordenação de Cursos: Marcela Lima Vieira
  • Coordenação Administrativa: Carolina Farias Silva Bernardo

CANAIS DE ATENDIMENTO

CANAIS DE ATENDIMENTO

CTC Veda se coloca à disposição para auxiliá-lo com quaisquer dúvidas por meio dos canais abaixo: 

 

Matriz – São Paulo/SP: 

E-mails: faleconosco@ctcveda.com.br / orientacaoeducacional@ctcveda.com.br

Telefone: (11) 2503-9835

Endereço do evento

Alameda Santos, 211 - Paraíso - São Paulo - SP

Local do evento

https://goo.gl/maps/gsJ2ug3CraefpPFZ7

Ficha

Duração

10 horas

Público Alvo

Psicólogos, Psiquiatras e profissionais da área de saúde.